Dicas

 

Prepare-se para os resultados

Escolha um horário de estudos e seja fiel a ele. Se você decidiu começar a estudar às 14h30, faça isto todos os dias. Não espere a “vontade” chegar para começar a estudar.

Tenha o seu lugar de estudo, onde possa deixar seus materiais bem guardados e que seja uma referência para você.

Escolha um local que seja bem iluminado. Caso estude à noite, providencie uma luminária; a falta de luz exige mais esforço dos olhos, o que atenua o cansaço.

Pode até não parecer, mas um monte de papéis e livros jogados também podem causar a desconcentração. Estudo combina com disciplina. Não precisa separar tudo por ordem de tamanho ou alfabética, mas mantenha o local com boa aparência.

O local precisa também ser bem ventilado e salvo de barulhos externos. Ninguém estuda se o telefone não dá sossego, se as crianças ou os animais não param de fazer barulho, ou se o vizinho só escuta televisão no último volume.

Antes de se decidir estudar escutando música, certifique-se de que você realmente consegue. O melhor é evitar qualquer barulho, mas algumas pessoas se concentram melhor com uma música clássica ou igualmente calma no fundo. Rock pauleira, axé music e companhia não servem ao propósito.

Não se descuide da postura, para não sobrecarregar a coluna e aumentar o cansaço. Escolha uma cadeira com encosto e confortável. Evite estudar deitado, pois essa posição propicia o sono.


Lembre-se

Estudar tem que ser uma decisão sua. Não estude para tirar boas notas, mas para aprender. Lembre-se de que vivemos em uma sociedade cada vez mais seletiva, onde se sai bem quem se dedica mais.

Fazer as atividades avaliadas é o primeiro passo para você ter sucesso nos estudos, pois assim estará fixando a matéria. Só isso, entretanto, não é o suficiente. Dedique-se um pouco mais.

Alterne matérias bem diferentes durante o estudo. Ao acabar de estudar Matemática, por exemplo, dedique-se ao Português ou à História. Optar por Física pode desgastá-lo muito e deixá-lo confuso.

Estudo em grupo vale como tempero, por isso mesmo, para ocasiões especiais. Não tente estudar em grupo todos os dias. Cada pessoa tem seu ritmo e algumas dificuldades especiais podem ser mascaradas. Além disso, é grande o risco de dispersão e o que começou como estudo pode acabar em “pizza”.

Domingo é domingo. Reserve-o para lazer e descanso, mesmo se você está “perigando”. No máximo, use-o para leitura. Claro que isto significa que todos os outros dias devem servir para o estudo.


Cuidados a serem tomados para não dar "branco" na hora do vestibular

Enfim, chegou o dia D - ou dia V - do Vestibular. O coração dispara, dá um frio na barriga, as mãos ficam geladas e a cabeça repleta de dúvidas... “será que vou me sair bem? E se, de repente, eu esquecer tudo que aprendi?” Há como se evitar todo este drama. O primeiro passo: nada de se apavorar. Tudo o que você está sentindo acontece com os demais, até com o geniozinho da classe que só tira nota máxima. Administre sua tensão e verá que o dia V poderá ser tão tranqüilo quanto um dia de provas normais. Descanse, se alimente adequadamente, e não tente rever toda a matéria, em véspera de prova. Este procedimento racional o ajudará a ficar em forma, para enfrentar esta etapa.


Fique atento

Estude muito as disciplinas que não estão na sua prova específica, pois elas são fatores diferenciais entre você e seus concorrentes.

Explore ao máximo o conhecimento dos seus professores e do material fornecido pelo Colégio.

Encare com muita seriedade os simulados, eles permitirão a você treinamento e servirão como parâmetros de medida do seu desempenho.

Esta é uma fase muito importante da sua vida. É o momento de escolher a carreira que irá seguir. Quanto mais informações você obtiver sobre cursos e profissões, mais fácil será esta escolha.

Separe um tempo para seu relaxamento, isto também é importante.


Sugestões que o ajudarão a diminuir a sua angústia, própria deste período

1. Se você já sabe onde os exames serão realizados, dê um pulo até lá alguns dias antes do vestibular. Faça perguntas sobre o trânsito, descubra o ônibus mais indicado. Caso vá de carro, verifique se há bons lugares para estacionar e quais as ruas com menos tráfego. Calcule também o tempo que levará fazendo o trajeto.

2. O sono recarrega as energias. Melhor ainda é tomar um banho quente antes de dormir - além de gostoso, relaxa a musculatura. Segundo a medicina tradicional indiana Ayuveda (anyur = vida, veda = conhecimento), quando a gente se deita entre 21h30 e 22h30, o sono é mais tranqüilo e reparador. Mas não se esqueça do despertador. Dormir menos do oito horas pode ser insuficiente. Dormir mais poderá deixar você com sensação de desconforto.

3. Na noite anterior à prova, deixe separados sua roupa e o material a ser utilizado: lápis, borracha, carteira de identidade, cartão de inscrição. Programe o despertador uma hora antes para que você tenha tempo de se arrumar.

4. Chegou o grande dia... Não pule da cama assim que o despertador disparar. Dê uma espreguiçada, acordando todo o corpo, estique-se como um gato e se deseje um bom-dia, com um belo sorriso. Afinal, você merece.

5. Uma boa ducha ajuda a despertar todo o corpo. Esfregue-se com uma bucha para ativar a circulação. No final do banho, um jato de água fria é realmente estimulante.

6. Depois da chuveirada, o café da manhã. Que seja leve e saudável, com suco de laranja, frutas, queijo, pão. Mas evite excessos e todos os alimentos que “pesem” no estômago ou sejam de difícil digestão.

7. Já está na hora de “colocar o pé na estrada” e partir para as provas. Vá com segurança; se você cumpriu tudo a que nos propomos, a conseqüência será inevitável: VITÓRIA.

8. O nervosismo e o fato de ficar com a cabeça inclinada sobre as provas podem provocar pontos de tensão, principalmente na nuca e nos ombros. Se sentir essas regiões enrijecidas, pare por alguns segundos e faça os seguintes exercícios de relaxamento:
a) Leve a cabeça lentamente para trás, para o lado direito, para o lado esquerdo e à frente, sentindo alongar toda a musculatura.
b) Segure a cabeça com as duas mãos e force delicadamente o queixo até encostá-lo no peito.
c) Faça movimentos de rotação, umas quatro vezes para cada lado, com os ombros e os punhos. Abra e feche as mãos. Depois, com os dedos, massageie ao longo de todo o pescoço e a base da cabeça.
d) Entrelace os dedos e estique os braços como se estivesse espreguiçando. Primeiro, leve-os ao alto da cabeça. Depois, à frente do corpo. Também pode alongar as pernas.

9. Durante o período de provas, siga as nossas recomendações e se torne seu maior aliado nessa nova conquista de sua vida!

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